Tentativas de fraudes no e-commerce crescem quase o dobro das vendas online no RJ

Tentativas de fraudes no e-commerce crescem quase o dobro das vendas online no RJ

A Konduto, vertical de antifraude para pagamentos online da Boa Vista, revelou que, o número de vendas no e-commerce analisadas praticamente dobrou, com crescimento de 97%. Mas as tentativas de fraudes no Rio de Janeiro em 2022 cresceram cinco vezes (404%), as vendas apresentaram aumento de mais de três vezes (240%).

O estado carioca representa cerca de 10% das vendas em e-commerce em todo país e é responsável por 18% das tentativas de fraudes online. O Rio de Janeiro, no entanto, não é o estado brasileiro com maior participação no total de vendas online e de tentativas de compras “fake”. Esse posto pertence a São Paulo. No entanto, São Paulo tem uma participação maior no total de vendas por e-commerce (33%) do que sua quota (31%) nas tentativas de fraude online evitadas no Brasil primeiro trimestre de 2022.

Aumento nos pedidos fraudulentos

Considerando os primeiros quatro meses do ano, o crescimento do número de tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas online. Foram analisados quase o dobro de pedidos em relação ao mesmo período de 2021, com um crescimento de 196%, enquanto os pedidos fraudulentos aumentaram 214% na mesma comparação. 

De acordo com a Konduto, janeiro apresentou o maior crescimento de fraudes com um índice de 204% e também de vendas, que aumentou 212% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, por sua vez, foi registrado um aumento de 117% nos pedidos fraudulentos, comparado com abril do ano passado. 

Menor número de fraudes aos domingos 

Os dados nacionais da empresa também revelaram que durante o 1º trimestre de 2022, domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo online, quando apenas 12,19% das compras aconteceram nesse dia. Além disso, também foi o dia com a menor incidência de fraudes, registrando uma taxa de apenas 9,48%. Em contrapartida, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda-feira, que representou 17,48% de todas as tentativas de fraude. 

Hora do almoço é terreno fértil para fraudes 

Ao segmentar seus dados por horário, a Konduto detectou que, no Brasil, na faixa do almoço, das 12h às 14h, é que acontece a maior parte das tentativas de fraude: 20% de todos o volume de fraudes ou 18% das vendas do primeiro trimestre foram registrados durante essas três horas. Em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem durante o período.      

“Esses números acabam com o mito do fraudador que aplica golpes na madrugada. As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, cofundador da Konduto e diretor de serviços de antifraude na Boa Vista.

Fonte: https://www.securityreport.com.br/overview/tentativas-de-fraudes-no-e-commerce-crescem-quase-o-dobro-das-vendas-online-no-rj/#.YuKd13bMLIV

smartsistemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *