15 filmes e séries para você maratonar sobre arquitetura

15 filmes e séries para você maratonar sobre arquitetura

Chega de passar horas e horas procurando um filme ou uma série para assistir.
Preparamos para você, uma lista completa com documentários, séries e filmes sobre arquitetura para você assistir na sua plataforma preferida.

1. Big Time (2017)

O documentário acompanha a rotina e mente criativa de Bjark Ingels, conceituado arquiteto dinamarquês, durante sete anos (2009 a 2016). Além de apresentar os desafios pessoais de Bjark, a obra também permite aos espectadores que acompanhem seus processos criativos e desdobramentos de seus trabalhos.

2. LEGO House – Home of the Brick (2018)

Ainda falando sobre Bjark Ingels, considerado um dos arquitetos mais inspiradores de sua geração, recomendamos também que você assista à LEGO HouseHome of the Brick – disponível na Netflix – e que mostra o processo de construção do museu interativo da LEGO. A construção possui desde as suas exposições interativas à restaurantes, tudo construído em volta dos famosos tijolos que fizeram parte da vida de muita gente.

Ah, e o Bjark entra na história porque foi o arquiteto chefe da obra e aparece dando entrevistas falando sobre o documentário durante o processo de concepção da obra.

3. Oscar Niemeyer: A Vida é um Sopro (2007)

É claro que essa lista não poderia ser publicada sem uma obra que fale do grandioso Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura brasileira.

A Vida é um Sopro é um documentário que retrata a vida e obras do arquiteto. Apesar de ter sido lançado em 2007, o documentário teve suas filmagens iniciadas já em 1998. Além de suas obras, também mostra as histórias da vida de Oscar, suas lutas políticas e paixões.

4. Elevado 3.5 (2010)

Uma das mais icônicas obras de arquitetura de São Paulo também tinha que estar presente nesta lista: Elevado 3.5 apresenta o mundo das pessoas que vivem ao redor do Elevado Costa e Silva, também conhecido como Minhocão, construído na zona central paulista durante a ditadura militar.

O documentário se desenvolve a partir da história de diferentes pessoas, pontos de vistas e ângulos: seja abaixo ou acima do viaduto, na luz ou na sombra da maior cidade do país.

5. Os Irmãos Roberto (2012)

Integrantes da mesma geração de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos como “os irmãos Roberto“, marcaram a arquitetura brasileira por suas obras modernas revolucionárias, como, o Aeroporto Santos Dumont e o prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ambos no Rio. 

O documentário reúne comentários e entrevistas com outros renomados arquitetos contemporâneos avaliando a contribuição e trabalho dos irmãos para a arquitetura nacional.

6. Urbanized (2011)

O documentário apresenta o estado atual de nossas cidades e o futuro que nos espera.

Urbanized traz à tona a discussão sobre o rápido crescimento dos centros urbanos e aumento populacional nos mesmos, em contrapartida ao quase desaparecimento de outras cidades, além disso, mostra conversas e entrevistas com grandes arquitetos, como, Norman Foster, Rem Koolhaas, Oscar Niemeyer e Alejandro Aravena.

7. As casas mais extraordinárias do mundo (2017)

O premiado arquiteto Piers Taylor e a atriz apaixonada por arquitetura Caroline Quentin rodam o mundo visitando lares nada convencionais. Já na terceira temporada, a série é um dos grandes sucessos da plataforma de streaming Netflix.

8. Building Africa: Architecture of a Continent (2005)

O filme é narrado pelo arquiteto britânico David Adjaye. De forma poética, ele desembaraça as influências culturais e imperiais que moldaram a arquitetura africana ao longo dos séculos.

9. Incríveis por dentro (2018)

Nesta série aprendemos que não se pode julgar uma arquitetura por sua fachada. A imaginação dos moradores junto de outros profissionais cria interiores surpreendentes que proporcionam novas formas de viver.

10. Microtopia (2013)

Neste documentário o foco está em construções completamente inusitadas espalhadas pelo mundo e que apresentam novas propostas com o foco em melhorias para a sociedade como um todo. Questionando a forma como os espaços são aproveitados atualmente, arquitetos e construtores de diversas regiões mostram como minimizar os impactos sociais e ambientais das construções com tecnologia e simplicidade.

Leia também: 16 livros de arquitetura e design relacionados a construção civil

11. Poeira e Batom no Planalto Central: 50 mulheres na Construção de Brasília (2016)

A partir do ponto de vista de 50 mulheres que se mudaram para Brasília entre 1956 e 1960, o documentário aborda a construção da capital federal. Além de mostrar a importância das mulheres nesse contexto, a obra assume grande importância por apresentar a construção de uma cidade desde seu início e destacar um momento histórico do país. 

12. The Human Scale (2012)

Um documentário construído através dos resultados da profunda pesquisa feita pelo arquiteto Jan Gehl, que observou, por um longo período, espaços urbanos e sua construção, assim, o documentário discute a forma que ocupamos esses locais e quais são os planejamentos feitos para essa ação.

13. Lagos Wide and Close (2002)

O documentário segue o arquiteto Rem Koolhaas durante sua pesquisa sobre Lagos, na Nigéria, uma das cidades que mais cresce no continente africano, mas considerada uma das mais perigosas do mundo. O arquiteto se propõe a aprender essa cidade e sua vida urbana tão temida e desejada. Propõe, a partir das potencialidades da energia de Lago, uma reestruturação, utilizando e respeitando os recursos do local. Uma leitura urbana que respeita o Genius Locci.

14. Mil dias: a saga da construção de Brasília (2018)

Essa série é baseada em fatos reais. Conta como foram colocados em prática os planejamentos de JK (Juscelino Kubitscheck), mostrando quem foram as pessoas responsáveis por seus planos saírem do papel, evidenciando os pioneiros em toda a construção de Brasília.

15. Minimalism: a documentary about the important things (2015)

Menos é mais? Esta é a pergunta que este documentário busca responder, apresentando o minimalismo e as pessoas que adotaram esse estilo de vida.

Prepare a pipoca e aproveite!

fonte: https://blog.feicon.com.br/2020/07/30/para-assistir-15-series-e-filmes-sobre-arquitetura-para-relaxar-e-aprender/

smartsistemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *